sábado, 4 de agosto de 2012

Mensagem do Padre Natalicio

Padre Natalicio em Lunardele



04 - 08 - 12  -  SÁBADO.



* Hoje, comemoramos o Dia do Padre! Agradeço a oração de todos e parabenizo aos meus colegas Padres! QUE DEUS NOS ABENÇÕE!
* Agradeço a todos que passaram na igreja ontem para receber uma Benção! Também a todos os cooperadores da Rádio Estrela! DEUS ABENÇÕE!
* Nesta noite, estarei celebrando na Diaconia do Carquejo, dando início as festividades em Louvor à São Sebastião. A Festa será hoje e amanhã.
* Amanhã pregarei Retiro para Ministros de Eucaristia, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Apucarana. Façam suas orações por esta Obra!
* Neste domingo, apartir das 5 hrs da manhã, estarei fazendo a programação da Rádio Estrela. Música boa em preparação da Santa Missa às 8 hrs.
* Vamos nos organizar para que nossa Festa da Padroeira seja ainda melhor este ano! A Comunidade unida fará a diferença! JUNTOS SOMOS MAIS!

                                     


                                                                             "O CARONEIRO DÁ CARONA" (Jr 26,11-16.24).
                                                                                                                                              Pe. Natalício.




                                                                              Certa vez, ao voltar de uma comunidade rural onde rezei Missa, dei carona para umas pessoas. Era gente simples e muito pobre. Não usava roupas novas e nenhum perfume. Havia até um cheiro forte de suor. Quando aquelas pessoas desceram, o carro ficou com aquele cheiro forte de azêdo... Fiquei emocionado com o sofrimento daquelas pessoas e recordei o meu tempo de caroneiro. Na fase estudantil, quantas viagens eu fiz de carona. No meu tempo de roceiro, morando no interior de Ivaiporã, foram tantas, que não saberia enumerar! Naquelas estradas poeirentas cheias de subidas e descidas, carregando algumas "compras", enfrentando o calor do dia, uma carona era muito bem vinda...
                                                                              Uma das últimas que peguei foi de Jacutinga até Apucarana. Era um caminhão carregado de sacas de feijão. Em Jacutinga havia um comprador de cereais chamado Moreira. Constantemente mandava uma carga de feijão para Apucarana. Era o momeço do ano de 1977. Tinha passado o final de ano ajudando na Paróquia de Jacutinga. Devia que organizar meu ano letivo, tinha ir para o Seminário! Como não consegui dinheiro para o ônibus, fui de carona. Não me lembro o nome do motorista do caminhão. Mas deve ter sido várias horas de viagem. Nâo havia asfalto. Rodovia asfaltada era somente até Mauá da Serra ou Jandaia do Sul...
                                                                                Hoje, quando dou carona pra alguém fico a refletir sobre isso. O caroneiro agora dá carona. Ainda bem. Muitas vezes, essas coisas acontecem! São as duas faces da moeda. São as viradas da história! Jeremias teve uma situação parecida. Os profetas e sacerdotes o levaram diante dos chefes do povo dizendo: 'Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos'. O profeta já tinha sido julgado réu de morte. Mas o Homem de Deus não intimidou. Ali, diante dos chefes, comunicou integralmente a Palavra de Deus:
                                                                               'O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós... Jeremias é firme, persistente e não "engole" as palavras. É fiel ao Deus de Israel. Mas também é humilde e coloca-se nas mãos dos chefes: "Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo. Mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos'...
                                                                                Depois das palavras fortes e firmes de Jeremias e perante sua atitude de humildade, sua situação fui revertida: "Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: 'Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus.' Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto" (Jr 26,11-16.24). Aquele que era "réu de morte" agora tem um guarda para proteger sua vida. Viver o morrer... Todo profeta sabe que sua vida está nas mãos de Deus e sabe que Ele tem o controle. Não deve ficar desesperado. Todos nós devemos ter essa confiança em Deus para vivermos em paz. Vivendo ou morrendo... O importante é estar com Deus! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que os poderes desse mundo anulem Vossa Palavra!
- Dai-nos a graça da conversão perante a pregação dos Profetas!
- Anulai as perseguições dos maldosos contra os Vossos Mensageiros!
- Fazei-nos sempre confiantes em Vossas Santas Promessas!
- Recebei nossa gratidão por terdes protegido a vida do Profeta Jeremias...
                                                                                                           AMÉM.







Naqueles dias:
11Os sacerdotes e profetas dirigiram-se
aos chefes e a todo o povo, dizendo:
'Este homem foi julgado réu de morte,
porque profetizou contra esta cidade,
como ouvistes com vossos ouvidos'.
12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo:
'O Senhor incumbiu-me de profetizar
para esta casa e para esta cidade
através de todas as palavras que ouvistes.
13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras,
ouvi a voz do Senhor, vosso Deus,
que ele voltará atrás
da decisão que tomou contra vós.
14Eu estou aqui, em vossas mãos,
fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo,
15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte,
tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos
e contra esta cidade e seus habitantes,
pois em verdade o Senhor enviou-me a vós
para falar tudo isso a vossos ouvidos.'
16Os chefes e o povo em geral disseram
aos sacerdotes e profetas:
'Este homem não merece ser condenado à morte;
ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus.'
24Jeremias passou a ter proteção
de Aicam, filho de Safã,
para não cair nas mãos do povo
e evitar ser morto.
Palavra do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário