quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 14 - 09 - 12 - SEXTA FEIRA‏


PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 14 - 09 - 12 - SEXTA FEIRA‏



14 - 09 - 12  -  SEXTA FEIRA.



* Começa hoje a Festa na praça e no Salão Paroquial em Louvor à Nossa Senhora das Dores! Tem show com a Banda Cowboys do Asfalto...
* Nossa Festa é pra todas as Famílias de nossa Comunidade. Terá muita comida, alegria e segurança pra todos poderem festejar tranquilos!
* Amanhã, dia dedicado a nossa Padroeira, teremos Missa às 8 hrs da manhã. Benção pra todas as Famílas e traga as chaves para serem abençoadas!
* Neste domingo, celebraremos apenas uma Missa, às 10 hrs. A seguir delicioso almoço com churrasco e festejos o dia todo no salão e praça da igreja!
* Agradeço a todos que estão ajudando e ainda irão trabalhar pra realização da Festa. Obrigado a todos doadores para o leilão de gado! Deus Abençõe!
* Continuem colaborando com as meninas candidatas a rainha da Festa! São 14 meninas das nossas Diaconias. A cada voto, você concorrerá a prêmios!
* Setembro mês da Bíblia. Dia 29, faremos, às 19;30 horas, uma caminhada bíblica na praça da matriz. Traga sua bíblia e participe...

            


                                                                                  "CADÊ A CRUZ DE CEDRO?" (Nm 21, 4b-9).
                                                                                                                                              Pe. Natalício.
                                                                                   Nestes dias tivemos um curso muito importante para o Clero de nossa Diocese de Apucarana. Quem pregou o curso para nós foi o Frei Moser. Frei Antonio Moser. Franciscano de Petrópolis e Diretor da Editora Vozes, foi convidado para nos orienter sobre a "Biotecnologia e Bioética". Frei Moser fala fluentemente vários idiomas e já escreveu muitos livros. Um deles trata sobre o tema do curso. Com mais de 350 páginas, o livro já está na sua 4ª edição. O curso foi muito bom pena que não havia muitos Padres. A participação foi fraca. Mas os que participaram não tiveram do que reclamar.
                                                                                   Durante o curso, em um dos intervalos, Pe. Jefferson, com um grupo de Padres, me fez uma cobrança dizendo: "Padre Natalício vou lhe fazer uma pergunta e quero a resposta mesmo que tenha que usar o facão". Claro que era uma brincadeira essa história do facão. Mas a pergunta foi feita e achei-a muito interessante: "Onde está a cruz da 24ª Romaria da Terra do Paraná realizada em Marilãndia do Sul? Padre Jefferson é meu amigo e companheiro. É filho de Marilãndia do Sul e se preocupa com as coisas de sua Paróquia e de sua cidade. Com a reforma da praça da igreja matriz a cruz foi tirada do local onde foi fincada naquele 11 de outrubro...
                                                                                   Fiquei muito feliz com a pergunta e com a sugestão! Padre Jefferson sugeriu plantar uma nova árvore de cedro e fazer uma placa comemorativa daquele evento. Já que a cruz original brotou mas morreu e apodreceu, vamos plantar uma árvore que possa durar mais tempo e que seja um marco para as futuras gerações. No momento de fazer a jardinagem da nova praça, iremos lembrar disso. Aliás, o que fazemos hoje deve ser lembrado no futuro como aconteceu com a serpente de bronze que Moisés fez, por ordem de Deus e ergueu lá no deserto. O fato está registrado no Livro dos Números e foi recordado por Jesus no Evangenlho de São João...
                                                                                   Deus mandou Moisés fazer aquela imagem não para o povo praticar idolatria, mas pra ajudar o povo lembrar das Palavras de Deus e de sua Promessa. A serpente de bronze era apenas um sinal da Aliança feita entre Deus é o povo. Ao olhar praquele objeto esquisito o povo lembrava da promessa e ficava curado das mordidas de cobras. Vamos ler o texto?  "Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela, viverá”. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado" (Nm 21, 4b-9). Não é que a aquela imagem tivesse poder de curar. Mas ela fazia o povo lembrar do Deus Libertador...
                                                                                   O mesmo acontece conosco hoje! Quando usamos e valorizamos a cruz, não quer dizer que adoramos  aquele objeto. Mas ele nos ajuda a lembrar de Jesus que no libertou não de mordidas de cobras. Mas nos libertou definitivamente. Se ao olhar para uma imagem de cobra feita de bronze curava o povo no deserto, imaginem se olharmos para a imagem de Jesus Cruscificado! Por isso é que a Igreja no insentiva a exaltar a Santa Cruz. Todos os anos, o dia 14 de setembro é reservado para essa celebração. Não tenha medo de fazer essa celebração. Não é idolatria. A cruz não nos afasta de Deus. Ao contrário! Nos fala do Grande Amor Deus revelado em Jesus Cristo Seu Filho. A cruz faz-nos lembrar que temos uma missão de seguir o Mestre que diz: "Tomem sua cruz e sigam-me". Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos praticantes de idolatrias!
- Fazei-nos entender a mensagem da Cruz de Cristo!
- Curai-nos pelo poder radiante da Cruz de Vosso Filho!
- Livrai-nos de termos vergonha da Cruz de Jesus Cristo!
- Acolhei nossa gratidão pelo Vosso Amor provado na Cruz do Calvário...
                                                                                                     AMÉM.

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 13 - O9 - 12 - QUINTA FEIRA.





13 - 09 - 12  -  QUINTA FEIRA.




* Hoje, às 19 e 30, celebraremos a 6ª Dor de Nossa Senhora, na igreja matriz. Será presidida pelo Padre José dos Santos. Venham todos!!!
* Amanhã, Inicia-se a Festa na Praça e no Salão Paroquial. Terá muitas barracas, muita comida boa, diversão pra toda família e muita musica! Participe!
* Sábado, dia 15, feriado aqui em Marilândia, celebraremos Missa de Nossa Senhora das Dores às 8 horas da manhã. Trezer chaves das casas.
* Domingo, teremos apenas uma Missa, às 10 hrs da manhã e a seguir, delicioso almoço e muitos festejos durante toda tarde no Salão Paroquial.
* Agradeço a todos que estão ajudando e ainda irão trabalhar pra realização da Festa. Obrigado a todos doadores para o leilão de gado! Deus Abençõe!
* Continuem colaborando com as meninas candidatas a rainha da Festa! São 14 meninas das nossas Diaconias. A cada voto, você concorrerá a prêmios!
* Setembro mês da Bíblia. "A Palavra Sagrada é a voz do Pai, devemos ler, meditar e tê-la no coração! Faça doação de bíblias...
  


 "CHURASSCO NO BAMBÚ" (1Cor 8,1b-7.11-13)
                                                                                                                                          Pe. Natalício 
                                       
                                                                            Nas Festas aqui em Marilândia do Sul, já é costume caprichar na organização. Tornou-se a "Festa do Ano", ou seja, a única Festa da Paróquia! Uma grande equipe trabalha com carinho e dedicação! Mobiliza toda a Comunidade. Todos podem fazer alguma coisa para ajudar! Aproveito para visitar as comunidades rurais de ponta a ponta. Abençõo as propriedades, lavouras e animais. Abençõo também as casas e as famílias. Recolho as ofertas e explico os tres objetivos da Festa: RELIGIOSO, RECREATIVO E FINANCEIRO! Também falo sobre a finalidade das doações. Este ano temos que pagar as novas portas da igreja e também os vitraux restaurados. Então, precisamos ter uma boa renda! No domingo da Festa teremos uma grande movimentação: Almoço com as Famílias, leilão de gado, final do concurso da rainha da Festa, churrasco no bambú...
                                                                            Essa novidade pegou pra valer aqui em Marilândia do Sul. Todos gostam desse churrasco! É muito bom ver as Famílias reunidas no domingo na Festa da Comunidade! Mas, tem pessoas que não vem e ainda criticam! Numa outra Paróquia que trabalhei fui convidar um amigo para vir almoçar na Festa e tive uma surpresa: Respondeu-me que não come carne sacrificada aos ídolos. Não sabia que tinha deixado de ser católico. Se soubesse, não teria feito o convite! Não sou indiscreto e respeito o jeito que cada pessoa acredita e segue sua religião. Mas fiquei muito chateado com aquela resposta. Primeiro por nos chamar de idólatras. Depois por achar que nós não conhecermos a Bíblia! Mas, rezei em sua intenção! Ele até me falou de um trêcho da Carta de São Paulo aos Corintios, onde se lê o seguinte:
                                                                             "Irmãos, o conhecimento incha! A caridade é que constrói! Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. Mas se alguém ama a Deus, ele é conhecido por Deus! Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só. É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele" (1Cor 8,1b-7.11-13). Naquele tempo e naquela comunidade havia muita gente sem conhecimentos.
                                                                             Por isso o Apóstolo pede caridade e orienta que não comessem aquelas carnes sacrificadas. Não que fizesse mal aos cristãos formados na doutrina. Mas isso acontecia naquele tempo, onde havia muitos cultos aos deuses pagãos como: Mercúrio, Plutão, Astarte, Vênus, Ísis e até o próprio imperador. Mas hoje, já estamos todos esclarecidos e não sacrificamos aos deuses pagãos. Pode ser que alguem tenha uma devoção a um santo por exemplo, São Sebastião. Mas São Sebastião não é um ídolo nem um deus pagão. Foi um jovem que deu sua vida por Jesus. É um exemplo de vida cristã! Além disso estamos orientando as pessoas mais simples que as ofertas são para as obras da igreja de Jesus onde moramos e participamos das coisas de Deus.
                                                                             A Festa é coisa boa! Está presente na Bíblia, na Vida de Jesus! Ele participou da festa de um casamento e alí fez o primeiro milagre. Que fartura de vinho! Comparou o Reino do Céu com uma festa de casamento. Gostaria que todos soubessem que não praticamos idolatria! Sabemos, desde criancinha, que há um só Deus, Criador do céu e da terra. O Deus de Jesus Cristo. Claro que estamos cercados de ídolos e tem alguns muito perigosos. Devemos perguntar pras pessoas o que faz elas se afastarem do Deus Verdadeiro. Teríamos então uma multidão de ídolos. Devemos orientar-as sobre o perigo das várias idolatrias. Não podemos criar mais confusão na cabeça dos fiéis. Devemos fazer uma boa formação dotrinária. As todos devem saber distinguir uma coisa da outra. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA....
ORAÇÃO:                                                                          
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que vivamos e insentivemos a idolatria!
- Fazei-nos servir sempre ao Senhor, Deus Único e Verdadeiro!
- Dai-nos sabedoria para não provocarmos escândalo nas pessoas!
- Fortalecei-nos para esclarecermos a Verdade para o povo!
- Recebei nossos louvores pela festa sadia e santa que fazemos...
                                                                                             AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário