sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 22 - 09 - 12 - SÁBADO‏


 


 



Vicente e Andreina


Andreina Pe.Natalício Bete do Castelo Branco


22 - 09 - 12  -   SÁBADO.


* Hoje, estarei em Lunardelli, no Santuário de Santa Rita. Presidirei a Missa das 15 hrs. Também será transmitida em várias Rádios da região.
* Neste mes dedicado a Bíblia, acontecerá uma Caminhada Bíblica, dia 29 às 19 e 30. Traga sua Bíblia, uma vela e muita alegria. Venha rezar conosco!
* Próxima sexta feira, dia 28, terá início o Cursilho Feminino Adulto em Apucarana. Estaremos em oração e precisamos mais ALAVANCAS!!!
* Aproximam-se as Eleições Municipais de 7 de outubro. Devemos nos preparar seriamente. Vamos escolher quem vai governar nosso Município.
* Agradeço a todos os FESTEIROS das Diaconias que tanto colaboraram com as listas da Festa deste ano. Obrigado e que Deus os Abençõe...
* Que Deus Abençõe todas as famílias que participaram das atividades da Festa da Padroeira. Obrigado por trazerem as crianças...
* Continue colaborando com a nossa Radio Estrela da Manhã. É a Rádio de Marilândia do Sul. Ouçam MENSAGEIRO DO SERTÃO, todo domingo, às 21 horas.

     FotoFoto



                                                                     "VAMOS TROCAR DE MARCHA?" (1Cor 15,35-37.42-49).   
                                                                                                                                                   Pe. Natalício.




                                                                      Terça feira passada, estava em Ivaiporã, visitando a firmas que me apoiam nos programas das rádios. Passei no Hospital Bom Jesus para agradecer e receber o apoio de produção e distribuição da Mensagem "VIDA E ESPERANÇA", veiculada em várias rádios. Falei com o Ari, responsável de fazer os pagamentos. Ao cumprimentá-lo, perguntei se estava tudo bem, como de praxe. Ele disse que estava "levando". Eu afirmei que enquanto estamos "levando" tá bom. O difícil será quando "levarem" a gente. Quando colocarem-nos num caixão e tocarem pro cemitério. Mas ainda estamos aqui. Ainda estamos trocando de marchas.
                                                                       Essa história de trocar marchas, fez-nos dar muitas risadas. Nossa vida é como um motorista guiando seu carro. Começa com uma marcha lenta e pesada. Depois vai acelerando e trocando de marchas. Segunda, terceira, quarta, quinta e, muita gente procura mais uma. Com o passar do tempo, não conseguimos mais acelerar ou, se acelera, não aguenta trocar de marchas. Algumas vezes vamos até na segundo ou terceira, mas... Assim segue a vida até pararmos na "banguela" ou "ponto morto". Pior, ainda, é se dermos marcha à ré. Andar pra traz não dá.
                                                                       A questão agora é como cada um de nós está. Você ainda está trocando marchas? Continua acelerando? Está se preparando para o final da corrida? Prepare-se para o "ponto morto". Cuidado com a marcha à ré. O Apóstolo Paulo fala da nossa ressurreição. Vai acontecer como acontece com a semente que morre para gerar uma planta nova. "Irmãos: Alguém perguntará?  Como ressuscitam os mortos?  Insensato! O que semeias, não nasce sem antes morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta"...
                                                                       Essa comparação com a semente é muito boa! Mas devemos nos preocupar com esse dia em que seremos semeados. Semete podre ou carunchada não permite o nascimento ou a planta nasce estragada. Por isso devemos cuidar da qualidade da semente. Voltemos ao texto: "Assim será também a ressurreição dos mortos.  Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor. Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual" (1Cor 15,35-37.42-49).   
                                                                      Cada dia que passa estamos cada vez mais perto da semeadura. Tem dia que aceleramos e pegamos altas velocidades. Oultros dias, ficamos em "marcha lenta". Mas devemos sempre estar "engatados", "engrenados" ou "conectados".  Todo cuidado é pouco para não ser surpreendido nas curvas, nas pontes ou nas lombadas. Ter calma, mas ser perseverante e persistente! Ser perseverante sem atropelar outros. Preparem-se para a grande chegada. Será emocionante, para o piloto de Formula 1, receber a bandeira quadriculada na hora da chegada. Eu quero chegar! O importante não é quem chega primeiro. Importante mesmo, é chegar! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos desanimados na busca da ressurreição!
- Fazei-nos acreditar mais e mais que seremos ressuscitados para a Vida!
- Preparai-nos para o dia da nossa ressurreição!
- Libetai-nos do velho homem e configurai-nos a Cristo!
- Recebei o louvor do Vosso Povo pela Ressurreição Prometida...
                                                                                           AMÉM.

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 21 - 09 - 12 - SEXTA FEIRA

Lucimar e Padre Natalício










21 - 09 - 12  -  SEXTA FEIRA.


* Hoje à noite, às 20 hrs, estarei celebrando Missa na Diaconia da Vila Paraíso. Venham todos receber Jesus na Eucaristia...
* Amanhã, estarei em Lunardelli no Santuário de Santa Rita, para as Confissões e Missa-Novena, às 15 hrs, transmitida em várias Rádios! Participe!
* Neste mes dedicado a Bíblia, acontecerá uma Caminhada Bíblica, dia 29 às 19 e 30. Traga sua Bíblia e venha rezar conosco!
* No final deste mes, acontecerá mais um Cursilho Feminino adulto. Façam ALAVANCAS por esta Obra tão especial...
* A CNBB está recomendando que estudemos, neste mes de setembro, o Evangelho segundo Marcos. São 16 capítulos. Vamos fazer a leitura?
* Hoje é dia de São Mateus, o Apóstolo Evangelista. O cobrador de impostos que foi chamado por Jesus. Que desafio pra ele pra Jesus...
* Está chegando do dia das Eleições Municipais. devemos nos preparar bem para escolher as pessoas que administrarão nosso Município...
    
Tudo o que vc queria saber sobre sexo, mas tinha vergonha...  Foto


                                                                               "UM SEIO NO LABORATÓRIO" (Ef 4,1-7.11-13).
                                                                                                                                                 Pe. Natalício.





                                                                                Como acontece todos os anos em nossa Diocese de Apucarana, neste mes de setembro tivemos nosso Curso dos Presbíteros. Foi no CEFAS (Casa de Encontro Família Sagrada), do dia 10 até o dia 13. Quem ministrou o curso foi o Frei Franciscano de Petrópolis, Antonio Moser. O tema é pertinente aos dias de hoje. Trata-se da Bioética. No seu livro, procura aprofundar as implicações religiosas e morais sobre a Biotecnologia. São intervenções que os cientistas estão fazendo sobre a cadeia genética e vital. Durante o curso foram apresentadas as novas técnicas da genética. Falamos de Célula Tronco, de Clonagem, Trangênico, Fertilização Humana in Vitro, etc.
                                                                                Durante o Curso perguntei se alguem tinha assistido o filme "Tudo o que você queria saber sobre sexo e tinha vergonha de perguntar". É um filme comédia, em blocos com assuntos polêmicos para aquele tempo (1972). Um dos blocos do filme retrata um cientista que, tendo taras por seios, faz algumas experiências em seu laboratório. Mas por algum motivo, perdeu o controle e o seio ficou enorme, criou vida independente e arrebentou todo o laboratório e saiu pela cidade fazendo muita destruição. Hoje se fala tanto nessas pesquisas de laboratório, onde a vida é tratada apenas como um objeto qualquer usado para pesquisas.
                                                                                Do jeito que a coisa vai, poderemos ter, no futuro, um ser humano de laboratório com quatro ou mais braços. Poderemos ter um ser humano cruzado com um aninal. Já pensou o que seria o cruzamento de homem com cabrito? Ou com boi?... Diante dessa manipulação da vida, como devemos reagir? Essa e muitas outras perguntas surgiram durante o curso. Uma orientação nos foi passada desde o início: que devemos ser da Igreja do sim. Sim à Vida, sim à paz, à saúde, sim à verdade, à solidariedade. Não devemos perder tempo trabalhando contra a morte. Devemos trabalhar em favor da vida. A melhor maneira de acabar com as treves é acender luzes.
                                                                                  Para enfrentarmos os desafios dos tempos modernos devemos nos capacitar. Sabemos que Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos. Mas precisamos deixar ser capacitados. Foi uma lástima a falta de tantos membros do nosso Clero! Tanto investimento devia ser melhor aproveitado. Devemos nos capacitar constantemente. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios, fala de escolha e capacitação. Jesus escolheu os Apóstolos e Evangelistas e os capacitou. Leiam o que diz o texto:"Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lhe deu. E foi Ele quem instituiu alguns como Apóstolos, outros como Profetas, outros ainda como Evangelistas, outros, enfim, como Pastores e Mestres"...
                                                                                  Jesus chamou cada "tucura" para formar o Seu Pimeiro Grupo! Imaginem um Simão Pedro, um Judas Scariotes, um Mateus... Esse último até era Cobrador de Impostos, rejeitado por todos. Mas o Mestre o chamou e o capacitou para a missão. O texto mencionado  acima fala de capacitação: "Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude" (Ef 4,1-7.11-13). Claro que Jesus tem seus meios para nos capacitar também hoje, como este Curso com o Frei Moser. Mas depende de nós querer ou não. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:




Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos omissos em nossa capacitação!
- Fazei nos capacitados para os enfrentamentos do tempo presente!
- Tornai-nos comunicadores das verdades cristãs!
- Dispertai e santificai novos Capacitadores do Vosso Povo!
- Aceitai nossa Ação de Graças pela pregação dos Apóstolos...
                                                                                        AMÉM.

PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 20 - 09 - 12 - QUINTA FEIRA.


20 - 09  - 12  -  QUINTA FEIRA.

* A nossa Festa foi coroada de sucesso! Foi maravilhosa no âmbito Religioso, Recreativo e também no financeiro. Deus abençoe a todos...
* Sábado próximo, dia 22, estarei em Lunardelli para a Missa-Novena das 15 horas transmitida nas rádios...
* Dia 29 deste mes de setembro teremos a caminhada bíblica aqui na praça da matriz em Marilândia do Sul. Traga sua Bíblia...
* No final deste mes, acontecerá mais um Cursilho Feminino adulto. Façam ALAVANCAS por esta Obra tão especial...

          


                                                                                           "VAMOS PRA BABILÔNIA?" (1Cor 15,1-11).
                                                                                                                                                    Pe. Natalício.
                                                                                           Muita gente faz peregrinações para a Terra Santa. São lugares considerados sagrados por algum acontecimento marcante na História da Salvação. Coisas do Primeiro ou do Segundo Testamento. Quantas recordações ao passar pelas terras onde Jesus viveu e realizou muitos milagres! Quando puder, gostaria de fazer essa viagem. Pode ser que no ano que vem, nos meus 25 anos de vida presbiteral, conseguirei essa graça especial! Viagem à Terra Santa, tanta gente espera fazer. Mas viajar para a Babilônia? nem se ouve falar...
                                                                                           Nabucodonosor, Rio Cobar, Ciro e todo o Império da Assíria e todo o sofrimento do Povo de Deus escravo naquelas terras, tudo isso deve nos chamar a atenção. Quantas perguntas sobre os anos que o Povo Hebreu permaneceu ali! Como vivia? Como era sua Espirituallidade? Foi exatamente essa pergunta que provocou-me a fazer um trabalho de conclusão do meu Curso de Teologia. Não tive condição de viajar pra lá. Mas debrucei sobre os livros bíblicos que dão referência ao assunto. Com a ajuda do Frei Valmor Silva, no Instituto Paulo VI de Londrina, passei vários meses pesquisando o assunto.. 
                                                                                            O tema escolhido foi: "COMO ERA A ESPIRITUALIDADE DO POVO HEBREU NO EXÍLIO DA BABILÔNIA?". Foi uma forma de fazer um paralelo entre a situação da Babilônia e a situação vivida nos anos 80. Muita coisa era parecida. Percebi que poderíamos aprender muito com a experiência daquele exílio. Todo meu crurso teve as marcas da Teologia da Libertação. Podíamos notar a grande diferença da Espiritualidade Tradicional e a Espiritualidade Libertadora. Fui buscar algumas informações sobre a literatura libertadora daquele povo. Percebi que pouca gente havia escrito algo sobre o assunto. Então fiz um trabalho mais reflexivo...
                                                                                            Em 1987 estava concluindo o Curso Teológico. Foram quatro anos estudando as coisas de Deus na ótica da Teologia da Libertação. Não foi fácil fazer, em poucas páginas, um resumo de todo o estudo teológico recebido no curso! Mas foi muito valioso! Também o Apóstolo Paulo, no final da Primeira Carta aos Corintios fez um resumo de toda sua pregação! Vejamos o texto: "Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes...  
Com efeito, transmití-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber:
                                                                                           Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram" (1Cor 15,1-11). Podemos perceber que o resumo tem como centro o Sacrifício Salvífico de Cristo. 1) Cristo MORREU. 2) Cristo foi SEPULTADO. 3) Cristo RESSUSCITOU no terceiro dia. 4) Cristo APARECEU à várias pessoas e, por último, apareceu para ele também...
                                                                                            São Paulo Apóstolo reconhece que tudo o que aconteceu com ele é Graça de Deus. "É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos - não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo". O Povo de Deus só não se perdeu na escravidão da Babilônia por que continuou em comunhão com Deus. Sem essa Espiritualidade, não haveria forças para permanecer firmes na fé e poder voltar para a terra de origem. "É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado". Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que nossa Espiritualidade seja fria!
- Ensinai-no a fazer sintese ou resumo de nossas vidas!
- Dai-nos entendimento da grande importância da doação de Jesus!
- Tornai-nos firmes na fé que recebemos dos nossos antepassados!
- Aceitai nossos louvores por nos ter dado Jesus Cristo...
                                                                                   AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário